Visitantes online

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ENEM - INSCRIÇÕES



As inscrições foram abertas dia 28/05, por volta das 8h40.

Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 35.

No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.

No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG).

Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

Fonte: http://g1.globo.com/

Maiores informações:  http://www.enem.inep.gov.br/
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/

Postagem: Jarlene Marques

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA


Olimpíada Brasileira de Matemática 

Atenção, ALUNOS!

Lembramos que as provas da 1a Fase serão realizadas no dia 5 de junho próximo, em todas as escolas inscritas.

Agradecemos a participação de todos!

OBMEP 2012 - Somando novos talentos para o Brasil!

Maiores informações: www.obmep.org.br

Postagem: Jarlene Marques

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ABEL COELHO NA "PONTA DO TUBARÃO"

 

Viagem pela natureza

Estudantes e professores da escola Abel Coelho visitam reserva ecológica.
Envolver os estudantes nas questões sobre o meio ambiente também é tarefa da escola. É tanto que estudantes e professores da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, em Mossoró, participaram de aula de campo no município de Macau, em Diogo Lopes, na reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão.
40 alunos e 15 professores mais a equiep do Cemad (núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN) foram, no sábado passado, 19, conhecer e pesquisar sobre a trajetória de luta da comunidade para que o meio ambiente seja preservado.
De acordo com o professor de História José Bino de Oliveira, a comunidade tem resistido à invasão de empresas que querem instalar pousadas e outros empreendimentos no local. "Os alunos irão conhecer um lugar que é sinônimo de resistência", diz o professor.
Para Bino, o aluno, com essa viagem, perceberá a importância que o meio ambiente tem para todos. "O aluno receberá mais informação sobre a importância de preservação do meio ambiente. Essa preservação exige de nós a consciência de que não estamos fazendo nosso papel", ressalta o professor de História.
Antes da aula de campo, os estudantes e professores participaram de oficinas temáticas envolvendo o meio ambiente. A continuação da oficina seria na reserva ecológica, visitando os locais de preservação.
Para a estudante Yana Oliveira, que faz a 1ª série do ensino médio, essa ação é muito importante, pois as pessoas precisam ter cuidado com o meio ambiente. "Acho isso muito importante. A escola vai nos ajudar a conhecer muita coisa que a gente não sabe, como a questão do lixo, as pilhas que não devem ser jogadas em qualquer lugar, as pessoas não têm cuidado de separar o lixo. Então acho isso importante, aprender tudo isso", enfatiza a estudante.


Visita ajuda a conscientizar estudantes

Ivanaldo Xavier é membro da equipe do projeto Novos talentos, vinculado ao projeto Construção do saber e cidadania na escola pública - Cemad. Segundo ele, o objetivo do projeto é a implantação da educação ambiental nas escolas públicas. Desde o ano passado, quando o projeto começou, já foram mais de 20 escolas em Mossoró beneficiadas com a ação, que consiste em oficinas sobre meio ambiente e visita à reserva Ponta do Tubarão. "A gente percebe uma mudança de sensibilização da consciência ambiental. Podemos perceber isso quando os alunos começam a dizer o que está errado na vida deles em relação ao meio ambiente", enfatiza Ivanaldo.
O tema meio ambiente pode ser trabalhado em sala de aula por qualquer professor, até porque é um tema geral. Não é de disciplina específica. Hoje, os professores, amparados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), documento que norteia as ações docentes, devem inserir em suas aulas os temas que não são específicos da sua disciplina, mas que podem contribuir para uma mudança de postura do aluno, como meio ambiente, saúde, diversidade etc.
Na reserva visitada, os alunos perceberam a importância de se preservar os biomas e as matas, observando como esses ecossistemas se ajudam na natureza.

Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/index.php?area=exibir_noticia&id=5300




 Postagem: Jarlene Marques

CONVITE


Neste Sábado 26/05/2012, teremos dois momentos distintos: primeiro, faremos a inauguração do miniauditório "IZABEL CRISTINA GONÇALVES DA SILVA"; para tal, convidamos os professores, funcionários, ex-alunos e familiares da professora Izabel Cristina (in memoriam) para se fazerem presente. Logo após, daremos início a comemoração em homenagem ao Dia das Mães. Conforme convites abaixo.
 
ESCOLA ESTADUAL
PROF. ABEL FREIRE COELHO

É com muita honra que convidamos Vossa Senhoria para nesse dia 26/05/2012, comparecer a nossa Escola para uma comemoração em homenagem às mães. Na ocasião sortearemos brindes, haverá apresentações organizadas pelos alunos em sua homenagem e ofereceremos um lanche e outras atrações.
Horário: 08h
Agradece a Comunidade Escolar

Contamos com a participação de todos.

Postagem: Jarlene Marques 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

PRESIDENTA DILMA APROVA LEI QUE RECONHECE FEMININO DE PROFISSÕES EM DIPLOMAS.


Graduadas já podem pedir, por exemplo, substituição do termo “técnico” por “técnica.

 A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que obriga a flexão de gêneros em diplomas para mulheres. Publicada no Diário Oficial da União quarta-feira (4), a nova legislação determina que não será mais permitido o uso de termo masculino para denominar profissão ou graduação.

Assim, a lei faz com que, a partir de agora, o sexo da pessoa diplomada passe a ser considerado na designação de profissão e o masculino não poderá mais servir de generalização.

Além disso, as mulheres que já tiverem diploma podem pedir, gratuitamente, a correção, como por exemplo, no caso das profissões de técnica, administradora e bibliotecária, que antes eram grafadas no masculino.

Fonte: R7
Postagem: Jarlene Marques

terça-feira, 15 de maio de 2012

VESTIBULAR 2013 - OBRAS LITERÁRIAS

Para o vestibular 2013 da UERN e da UFRN foram indicadas as seguintes obras literárias:

UERN
  • O Alienista  - Machado de Assis (*)
  • 50 crônicas escolhidas - Rubem Braga (*)
  • Laços de família - Clarice Lispector (*)
  • Fogo morto - José Lins do Rego (*)
  • Horto - Auta de Souza (*)

UFRN
  • O santo e a porca - Ariano Suassuna
  • A rosa do povo - Carlos Drummond (*)
  • Capitães da areia - Jorge Amado (*)
  • Crônicas de origem - Câmara Cascudo
  • Contos brasileiros contemporâneos - Antologia (*)
A biblioteca "Lauro da Escóssia", da nossa escola, informa que as obras (*) estão disponíveis para empréstimo.

Postagem: Jarlene Marques

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - AULA PASSEIO

 Imagem da WEB 
Neste sábado, nossa escola fará uma aula passeio, na área de “Desenvolvimento Sustentável” (Ponta do Tubarão), em Diogo Lopes, município de Macau-RN. Essa atividade é resultante de uma parceria entre a E. E. Professor Abel Freire Coelho e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, dentro do Programa Novos Talentos, do Centro de Estudos do Meio Ambiente – CEMAD.
Os 40 alunos dos 1º anos, escolhidos para participar dessa aula, serão acompanhados por 15 professores, coordenados pelo Prof. José Bino de Oliveira e a equipe do CEMAD.

O Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semi-Árido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Cemad/Uern) conseguiu financiamento junto à Capes para desenvolver o Projeto "Educação Ambiental e a Construção de Saberes no Exercício da Cidadania na Escola Pública". O objetivo do projeto é capacitar estudantes e professores das escolas públicas do município para a educação ambiental, formando agentes multiplicadores. O projeto, desenvolvido pela Uern, faz parte do Programa Novos Talentos, do Governo Federal.
De acordo com o coordenador do Projeto, professor-doutor Ramiro Camacho, a estimativa é de que sejam contemplados, em média, 12 mil estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas localizadas ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró. 

Informações importantes:
Data: 19 de maio de 2012. (Sábado)
Saída: 06h
Local: E. E. Prof. Abel Freire Coelho (saída e chegada)
Chegada: entre 18h e 21h
Vestimenta apropriada: calça ou short, tênis (obrigatório) e boné.
Portar: protetor solar, água, lanche (se quiser).

Postagem: Jarlene Marques
 


segunda-feira, 14 de maio de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Sua escola pode ser campeã da língua portuguesa!

Está aberto o período de inscrições e adesões para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – 3ª edição!
Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos intensificarem práticas de leitura e escrita.
Professor, inscreva-se até 25 de maio em www.escrevendoofuturo.org.br
Para que os alunos participem, é preciso que o professor se inscreva. As categorias e os anos escolares abrangidos são:
Poema
Memórias Literárias
Crônica
Artigo de Opinião

5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental

7º e 8º anos (6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental

9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio

2º e 3º anos do Ensino Médio
Nesta Olimpíada todos ganham!
Os professores inscritos passarão a receber gratuitamente a revista “Na Ponta do Lápis” e farão parte da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.
Participe e prepare seus alunos!
Escrever é ser autor da própria história.
Adesões e inscrições:
www.escrevendoofuturo.org.br 
Informações: 
0800 771 9310
Postagem: Jarlene Marques

quinta-feira, 10 de maio de 2012

 
Imagem da Web 


Este ano, o Festival presta homenagem à potiguar Jussara Queiroz e tem como tema "Cinema: a arte de reciclar ideias". As apresentações tiveram início no dia 06/05 e proseguem até 13/05, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
 A oitava edição do Festuern conta com a participação de 37 grupos (sendo 30 escolares e seis universitários), compostos por estudantes de Mossoró, Areia Branca, Pendências, Alto do Rodrigues, Macau, Guamaré, Assú, Angicos, São Rafael, Caraúbas, Patu, Pau dos Ferros, Martins e Macaíba, que estão mostrando o resultado de meses de preparação para um público diário aproximado de 800 pessoas.
Nossa escola se apresenta hoje (10/05) às 16h com a peça "A COMUNIDADE DO ARCO-ÍRIS" de Caio Fernando Abreu. Onde se aborda conflitos  políticos e desigualdade social. 
Ao grupo de Teatro e ao Prof. Edson Pereira, desde já, nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação.
Convidamos toda a comunidade escolar para participar desse momento.

Postagem: Jarlene Marques

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROJETO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA



ESCOLA ESTADUAL PROF. ABEL FREIRE COELHO

PROJETO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA

TEMA : Seja a mudança que você quer no mundo
Título: Mentes recicladas, meio ambiente preservado.

RESUMO

O Presente Projeto de autoria de professores da Escola Estadual Profº Abel Freire Coelho e encampado, após apresentação, por toda a comunidade Escolar, propõe-se a iniciar uma discussão sobre as questões ambientais que na atualidade constituem a maior preocupação de toda a humanidade. Nossa proposta comunga com a corrente do pensamento sistêmico que defende a interligação entre todos os sistemas naturais e sociais, portanto estamos inseridos nessa discussão global, mas com a visão que devemos começar por nossa realidade dentro do slogan ambiental: “Pensar global e agir local”.

Palavras -chave: Abel Coelho, relações sociais, Educação ambiental


  1. Problematização: Pontos que provocaram nossas inquietações e a proposta desse projeto:
  • O que é o Abel Coelho ?
  • Quem faz o Abel Coelho?
  • O governo que não paga?
  • O Aluno que não estuda?
  • O professor que não ensina?
  • O Diretor que não dirige?
  • Quem somos ?
  • O que podemos fazer?
  • O que temos com isso ?
2-OBJETIVOS:

2-1 GERAIS:

  • Contribuir na formação do educando enquanto cidadão capaz de agir e viabilizar soluções através de ações concretas de conscientização da preservação ambiental.
  • Desenvolver na comunidade escolar uma consciência de preservação do meio ambiente como patrimônio humano para manutenção da vida.
  • Melhorar a auto-estima dos docentes, discentes e funcionários.

2-2 ESPECÍFICOS:

  • Proporcionar à comunidade escolar, ações de conscientização e preservação ambiental;
  • Destacar a importância da comunidade escolar no processo de educação ambiental, como forma de defesa da vida.
  • Analisar os impactos da ação do homem no meio ambiente (local, nacional ou global ) e desenvolver atividades que possam amenizar os problemas ambientais locais.

  1. JUSTIFICATIVA:

A necessidade de uma intervenção na realidade Educacional Brasileira frente aos elevados índices de reprovação, baixa auto-estima, violência, inversão de valores, degradação do ambiente físico das instituições de ensino, resultantes da cruel cultura criada pela sistema neoliberal que enraizou na sociedade a idéia de que: “ o que é público não presta”, sentimos a necessidade de uma mudança na nossa realidade, para que possamos cumprir com nosso papel de Instituição Escolar, promovendo mudanças, criando novos hábitos que possam repercutir na sociedade, ao invés de, os problemas da sociedade perturbarem o ambiente escolar coisa que infelizmente vem ocorrendo com freqüência. Sabemos que a realidade é difícil e citando livremente o poeta “ nascemos num tempo de guerra, vivemos num tempo sem sol (...) comemos nossa comida no calor da batalha (...) promovemos a democracia no fim da ditadura”.
Portanto, nos propomos a iniciar lentamente uma mudança na visão dos que fazem a E. E. Abel Freire Coelho, despertando um novo olhar, pois como disse o filósofo: “ A verdadeira viagem da descoberta consiste não em procurar novas paisagens, mas em possuir novos olhos”.(Proust). Nossa ambição é grande, mas nossa certeza de que somos capazes é maior. Para finalizar nossa justificativa bebemos mais uma vez na fonte dos poetas : “Só cresce quem cresce na luta, para tornar essa noite em dia, para que o povo não apenas vá à cantoria, mas seja ele o próprio cantador”.

4-METODOLOGIA
  1. Momento de sensibilização (desperdício de água e energia na escola, lixo nos arredores da Escola);
  2. Monitores de sala (fotografar todos os dias as salas de aula, detectar sujeira)
  3. Comenda por sala (atribuir premiação às salas que mais participarem nas atividades propostas pelo projeto na preservação do ambiente escolar);
  4. Oficinas de Reciclagem
  • Garrafas peti;
  • Vidros;
  • Papel ( cada sala confeccionará um cesto de lixo de papel );
  • Óleo da sobra da cozinha (fazer sabão);
  • Produção de adubo orgânico (restos de comida da cozinha );
  1. Palestras com Professores da escola:
  • Meio ambiente;
  • Relações Interpessoais;
  • Sustentabilidade;
  • Reutilização de lixo;
  1. Passeata sem panfletagem (distribuição de sementes e fitinhas c/ logomarca do projeto) será feita com toda Escola, com carro de som;
  2. Apresentação da peça de teatro do FESTUERN para toda escola;
  3. Concurso da logomarca (todos os alunos da escola participarão);
  4. Concurso de poesia;
  5. Concurso de vídeo;
  6. Concurso de HQ;
  7. Concurso de paródia;
  8. Criação de horta (1ª anos);
  9. Criação de um jardim (2ª anos);
  10. Plantio de árvores (1-planta por sala);
  11. Criação do 1º Estatuto de Preservação Ambiental da Escola;
  12. Utilização de redes sociais (criação de frases, textos para divulgar o projeto) Orkut, twitter, facebook, jornais, blogs, tv.
Observação: A Escola abrirá inscrições para os concursos e as oficinas.
  1. Criação de uma cartilha com atividades do projeto por turma.
  2. Concurso de painéis com a arte do grafite sobre o tema.

5- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
    1. Tarefas obrigatórias para todas as turmas
  • Plantar uma árvore;
  • Catalogá-la (nome científico);
  • Fazer a placa da planta para sua identificação de madeira;
  • Irrigar a planta todos os dias;
  • Participar da passeata;
  • Fazer um cesto para a coleta de papel;
  • Participar das redes sociais;
  • Realizar as tarefas individuais para cada sala;
  • Cada aluno receberá uma cartilha com as atividades do projeto que vai ser desenvolvida em cada sala.
  • Atividades por séries:
3º ano – Monitorar corredores e blocos (enviar relatórios);
2º ano – Criar e manter a horta;
1º ano – Organizar o jardim;

  • Concursos aberto a todas as turmas:
  • Poesia;
  • Vídeo;
  • HQ;
  • Paródia;
  • Pintura em painéis (3- por turno: 1°º série ( 2 )
2ª série( 2 )
3ª série( 2 )
  • Oficinas aberta a todos os alunos:
  • Garrafas peti;
  • Vidros;
  • Papel;
  • Restos de óleo (sabão);
  • Restos de comida (adubo orgânico );
  • Palestras com Professores da Escola:
  • Meio Ambiente;
  • Relações Interpessoais;
  • Sustentabilidade;
  • Reutilização de lixo;
  • Distribuição de revistas feitas pela Escola (bulling, lixo);
  • Faixas (Confecção de faixas com frase sobre alguns conceitos sobre o meio ambiente, sustentabilidade);
  • Organização de apostila para Professores sobre alguns itens do projeto.

6-AVALIAÇÃO
A Avaliação será contínua durante todo o decorrer do projeto. O aluno será avaliado através do interesse e da participação durante as atividades
De acordo com o desenvolvimento de cada aluno, eles receberão em sua Cartilha um “selo verde” que será convertido numa nota de conceito de acordo com os critérios de cada professor.
Um projeto na área ambiental não pode ser avaliado de quantitativamente, mas essencialmente qualitativamente, ou seja, quando percebermos que mudanças de comportamento ocorrerem, então o projeto estará apresentando os seus resultados. Educação ambiental implica mudanças de atitudes, nova visão sobre o papel de cada individuo no corpo social.
Por fim, nossa proposta tem início, processo, mas nunca fim, pois a necessidade de continuar impede um ponto final

7-PARCEIROS:
  • UFERSA;
  • UERN;
  • UNP;
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ;
  • PETROBRÁS;
  • OUTROS
  • IFRN

    Postagem: Jarlene Marques