CÉLULA BACTERIANA, CÉLULA ANIMAL E CÉLULA VEGETAL
IMAGEM DA WEB
TEMA: AS CÉLULAS E SUAS ESTRUTURAS
PROF. RITA DE CÁSSIA B. FONSÊCA
PÚBLICO: Alunos dos 1ºs regulares e 2º anos curso técnico
OBJETIVOS: O trabalho visa integrar teoria e prática, visto que o aluno além de pesquisar temas relacionados à Citologia, ele irá confeccionar modelos celulares de tipos variados (animal, vegetal e bacteriana).
Despertar no aluno o interesse pela pesquisa e sua capacidade de resumir textos.
Possibilitar ao aluno demonstrar sua capacidade de se apresentar diante de público, visto que, ele fará a defesa de seu trabalho.
Despertar no aluno o interesse pela pesquisa e sua capacidade de resumir textos.
Possibilitar ao aluno demonstrar sua capacidade de se apresentar diante de público, visto que, ele fará a defesa de seu trabalho.
ORGANELAS CELULARES
a) Retículo endoplasmático
*liso ou agranular
*rugoso ou granular
b) Ribossomos
c) Lisossomos
d) Complexo de Golgi ou dictiossomo ou golgiossomo
e) Plastos (Cloroplastos)
f) Mitocôndrias
g) Envoltórios celulares
*Membrana plasmática
*Parede celular
h) Hialoplasma, citoplasmática ou matriz citoplasmatica
i) Núcleo
j) Peroxissomos
l) Nucléolo
m) Flagelos
*De cada organela deverá ser destacada a sua origem, composição química e sua função.
PROCEDIMENTOS:
1. A turma será dividida em grupos;
2. Cada grupo falará em seu trabalho de um modelo celular específico que será escolhido por sorteio;
3. O trabalho consta de três partes:3.1. Na primeira parte o grupo deverá realizar a pesquisa sobre o assunto sorteado em livros, revistas, internet, etc.
3.2. Na segunda parte, o grupo irá confeccionar um modelo celular referente ao assunto pesquisado. Para isso, irá receber orientação sobre diferentes modelos que podem ser realizados, porém ficará a critério de cada grupo escolher qualquer tipo de material para a realização do seu trabalho;
3.3. Na terceira parte os alunos farão a apresentação de seu trabalho para a professora e demais colegas de classe, onde, na oportunidade, mostrará seu modelo celular, bem como, explicarão detalhadamente o funcionamento de cada organela na célula.
CONCLUSÃO
O aluno será avaliado de acordo com seu interesse, desempenho na realização da pesquisa, bem como, na hora da apresentação será observado os critérios: segurança, capacidade de envolver e também o seu modelo celular.
Nota:O aluno será avaliado de acordo com seu interesse, desempenho na realização da pesquisa, bem como, na hora da apresentação será observado os critérios: segurança, capacidade de envolver e também o seu modelo celular.
Pesquisa: 2,0 + Modelo celular: 4,0 + Apresentação: 4,0 = 10,0
OBS: Todo conteúdo a ser pesquisado poderá ser encontrado em qualquer livro de Biologia do 1º ano ou volume único, na parte de Citologia, bem como, o assunto pode ser PESQUISADO na internet.
Postagem: Jarlene Marques
Um comentário:
Esse trabalho me proporcionou grandes conhecimentos sobre as céluas e suas oraganelas. Fiz esse mesmo trabalho com a professora Rita no 8º ano...
Meu grupo ficou com a céluala vegetal, que até hoje guardo como recordação!
Postar um comentário