quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
GOVERNO DO RN e o PISO NACIONAL DOS PROFESSORES
Rosalba garante reajuste salarial para os professores seguindo Piso Nacional da categoria
Governadora Rosalba Ciarlini anuncia reajuste salarial para os professores este ano seguindo o aumento do Piso Nacional da Categoria. "Sempre que houver aumento do piso, faremos reajusta aqui também", disse a governadora em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (12) a uma rádio de Natal.
Rosalba também garantiu que serão implantadas neste ano todas as promoções horizontais de professores do Estado que estão pendentes.
A governadora afirmou que os 14 planos de cargos e salários dos servidores, incluindo o da Educação, continuarão sendo implantados, de forma gradual, levando em consideração os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Rosalba disse ainda que os 3.500 aprovados no concurso público da Educação serão chamados para o ano letivo de 2012 e que uma força tarefa para cuidar da admissão dos concursados será montada.
Fonte: http://www.educacao.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/seec/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=29065Postagem: Jarlene Marques
POSSE DO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Piso nacional de salários é um dos primeiros compromissos
No discurso, ele informou que pretende iniciar um diálogo amplo para que os estados e municípios assegurem a implantação do piso nacional, a melhoria da remuneração e das condições de trabalho do magistério e das carreiras da educação.
Outro tema que será objeto de atenção do ministro é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado em 2011. Segundo Mercadante, o Pronatec dará novo impulso ao ensino técnico, à qualificação profissional e abertura de oportunidades de emprego para os jovens. “Esse será um dos mais importantes objetivos estratégicos de minha gestão.”
No campo do ensino superior, ele destacou a expansão do Programa Universidade para Todos (ProUni), que alcançou a marca de 1 milhão de bolsas de estudos, e o programa Ciência sem Fronteiras, este lançado em 2011. O Ciência sem Fronteiras, disse o ministro, está distribuindo 100 mil bolsas de estudos de graduação, doutorado e pós-doutorado para que os mais destacados brasileiros aperfeiçoem sua formação nas melhores universidades do mundo.”O programa já é um sucesso”, disse.
Depois de fazer referência a progressos já alcançados na educação, Aloizio Mercadante explicou que a qualidade do ensino nacional, quando comparada a de países desenvolvidos, aparenta deficiências. “Há estatísticas que ainda inquietam”, disse.
Entre os exemplos citados em seu discurso, o ministro lembrou que entre os jovens de 16 anos de idade que fazem parte da população mais pobre, apenas 40% deles concluíram o ensino fundamental; que entre os jovens de 18 anos, somente 37% terminaram o ensino médio. E mesmo reconhecendo avanços recentes na educação superior aos mais pobres, especialmente pelo ProUni, Mercadante observou que ela é acessível a cerca de 15% dos jovens de 18 a 24 anos.
E diante dos desafios que esses índices colocam, o ministro anunciou que é preciso fazer um grande pacto nacional pela educação. Um pacto, segundo ele, que envolva as famílias, os empresários, a sociedade civil e os governos municipais, estaduais e federal. “De fato, a educação precisa se transformar numa espécie de saudável obsessão nacional, que nos mobilize a todos.”
Em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disse que seu compromisso é de aprofundar os esforços para aprimorar a aplicação do teste. Mercadante disse que é preciso reconhecer que há um tensionamento em relação ao Enem, dado que o exame tornou-se classificatório e eliminatório para milhares de jovens.
Mas, afirmou, é necessário preservar e consolidar esse mecanismo que, em perspectiva, é muito mais adequado, democrático e republicano do que a antiga proliferação de vestibulares. “Ele (o exame) é o grande instrumento para a democratização do acesso ao ensino superior, mediante o ProUni, o Fies e o Sisu. Ele é a vital porta de acesso que tende a igualar a distribuição de oportunidades que o ensino superior dá aos jovens.”
Para que o exame atenda plenamente seus objetivos, Mercadante disse que pretende realizar uma consulta junto a reitores das instituições federais de ensino superior, das instituições públicas estaduais e municipais e aos profissionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC responsável pelo exame. Nessas consultas, vai buscar soluções que melhorem a eficiência e reforcem o caráter republicano do Enem.
Aloizio Mercadante também anunciou que pretende ampliar o programa Mais Educação, que oferece educação integral a crianças das redes públicas e realizar a Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente, exame de seleção para professores das redes públicas estaduais e municipais, lançado em março de 2011.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17421
Postagem: Jarlene Marques
domingo, 15 de janeiro de 2012
COM PROFUNDO PESAR COMUNICAMOS O FALECIMENTO DA PROFº IZABEL CRISTINA SILVA (BEBEL)
Na manhã deste dia 15 de janeiro de 2012, Profª Izabel Cristina Silva (Bebel), Professora de História da Escola Estadual prof. Abel Freire Coelho, fez sua Páscoa definitiva. Faleceu no Hospital, em Fortaleza/CE.
O corpo chegará em Mossoró por volta das 15h e será velado na casa da Irmã Angélica, no conj. Abolição II, próximo ao TRE, em frente a Igreja de N.S.de Fátima.
Agradecemos a Deus toda sua doação e grandes serviços prestados a nossa Escola.
Convidamos toda comunidade escolar para o velório; e para o sepultamento que ocorrerá amanhã (segunda-feira – 16/01/2012) às 9h no cemitério São Sebastião.
Comunicamos ainda que as aulas desta segunda-feira 16/01 estão suspensas.
Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.
A DIREÇÃO.
Postagem: Jarlene Marques