Visitantes online

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ABEL COELHO NA "PONTA DO TUBARÃO"

 

Viagem pela natureza

Estudantes e professores da escola Abel Coelho visitam reserva ecológica.
Envolver os estudantes nas questões sobre o meio ambiente também é tarefa da escola. É tanto que estudantes e professores da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, em Mossoró, participaram de aula de campo no município de Macau, em Diogo Lopes, na reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão.
40 alunos e 15 professores mais a equiep do Cemad (núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN) foram, no sábado passado, 19, conhecer e pesquisar sobre a trajetória de luta da comunidade para que o meio ambiente seja preservado.
De acordo com o professor de História José Bino de Oliveira, a comunidade tem resistido à invasão de empresas que querem instalar pousadas e outros empreendimentos no local. "Os alunos irão conhecer um lugar que é sinônimo de resistência", diz o professor.
Para Bino, o aluno, com essa viagem, perceberá a importância que o meio ambiente tem para todos. "O aluno receberá mais informação sobre a importância de preservação do meio ambiente. Essa preservação exige de nós a consciência de que não estamos fazendo nosso papel", ressalta o professor de História.
Antes da aula de campo, os estudantes e professores participaram de oficinas temáticas envolvendo o meio ambiente. A continuação da oficina seria na reserva ecológica, visitando os locais de preservação.
Para a estudante Yana Oliveira, que faz a 1ª série do ensino médio, essa ação é muito importante, pois as pessoas precisam ter cuidado com o meio ambiente. "Acho isso muito importante. A escola vai nos ajudar a conhecer muita coisa que a gente não sabe, como a questão do lixo, as pilhas que não devem ser jogadas em qualquer lugar, as pessoas não têm cuidado de separar o lixo. Então acho isso importante, aprender tudo isso", enfatiza a estudante.


Visita ajuda a conscientizar estudantes

Ivanaldo Xavier é membro da equipe do projeto Novos talentos, vinculado ao projeto Construção do saber e cidadania na escola pública - Cemad. Segundo ele, o objetivo do projeto é a implantação da educação ambiental nas escolas públicas. Desde o ano passado, quando o projeto começou, já foram mais de 20 escolas em Mossoró beneficiadas com a ação, que consiste em oficinas sobre meio ambiente e visita à reserva Ponta do Tubarão. "A gente percebe uma mudança de sensibilização da consciência ambiental. Podemos perceber isso quando os alunos começam a dizer o que está errado na vida deles em relação ao meio ambiente", enfatiza Ivanaldo.
O tema meio ambiente pode ser trabalhado em sala de aula por qualquer professor, até porque é um tema geral. Não é de disciplina específica. Hoje, os professores, amparados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), documento que norteia as ações docentes, devem inserir em suas aulas os temas que não são específicos da sua disciplina, mas que podem contribuir para uma mudança de postura do aluno, como meio ambiente, saúde, diversidade etc.
Na reserva visitada, os alunos perceberam a importância de se preservar os biomas e as matas, observando como esses ecossistemas se ajudam na natureza.

Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/index.php?area=exibir_noticia&id=5300




 Postagem: Jarlene Marques

Um comentário:

jefferson douglas lopes de sousa disse...

por favor entre em contato com um aluno de vocês que si mudou pra são paulo se os senhores num me ajudar eu vou perder o ano letivo aki jeffersondls@hotmail.com aluno do 1 ano (E) jefferson douglas lopes de sousa entre em contato assim que verem esse recado