Visitantes online

terça-feira, 17 de dezembro de 2013


JOGOS EM SALA DE AULA
Responsável pelo projeto a professora Maria Iratelma, hoje com parceria da professora Josirranny Silva.
Como especialistas em educação, sabemos que o elemento lúdico como ferramenta didática/pedagógica, de maneira geral, desenvolve a fluência criativa, a memória, a agilidade do pensamento, a capacidade de concentração e a paciência do aluno. Sua utilização em sala de aula também reduz a noção de erro e fracasso dos alunos. Por isso, defendemos seu uso significativo em sala de aula e não como uma forma de passar o tempo ou de não planejamento das atividades, pelo contrário, sua utilização requer mais tempo e dedicação que as atividades tradicionais.
Outro motivo para o uso dos jogos em sala de aula, é convertê-la em um ambiente mais agradável e utiliza-lo como estratégia para resolver alguns problemas cotidianos como: heterogeneidade, falta de interesse, infrequência, aceitação as diferenças, detectar deficiências e redesenhar planos.
Neste sentido, solicitamos que os alunos construíssem os jogos para que desenvolvessem as habilidades necessárias, com base em seus conhecimentos prévios, para adquirir novas estruturas de forma autônoma. Nós professores e/ou monitores atuamos apenas como facilitadores da aprendizagem dando todo o subsídio teórico necessário de acordo com nossa área de atuação. Após as orientações e pesquisas os alunos confeccionaram os jogos, também com nosso auxilio. É importante destacar que todos os jogos aqui delineados foram pensados dentro de um contexto de língua espanhola, portuguesa e conhecimentos geográficos. Porém entendemos que este material também é valido para outras áreas de ensino, desde que hajam adaptações.



Nenhum comentário: