Visitantes online

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA 2012

ATENÇÃO!!!

Informamos o CALENDÁRIO de MATRÍCULA para 2012.

PERÍODO DE:

* 01 a 12/02/2012 - ALUNOS VETERANOS (Alunos da escola).
* 13 a 16/02/2012 - ALUNOS ENCAMINHADOS DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL.
* 23 a 29/02/2012 - ALUNOS NOVATOS (Rede particular de ensino).

Fiquem atentos aos prazos pois não haverá mais a pré-matrícula.
Qualquer dúvida procure a secretaria da nossa escola.



Postagem: Jarlene Marques

FELIZ ANO NOVO!!!

Imagem da web

Um Ano Novo vai começar, lembre-se de AGRADECER e SONHAR para que continue a ter muitos motivos para ser feliz!
Esses são os votos da FAMÍLIA ABEL COELHO.

Postagem: Jarlene Marques

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PROJETO DESPERTAR

Postagem: Jarlene Marques

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ELEIÇÕES - PROJETO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA








CHAPA 01 : “Com compromisso e determinação continuaremos juntos”

Diretor : Francisco José Alencar de Paiva
Vice- Diretora : Ady Gomes de Sousa Félix
Coordenadora Pedagógica: Maria Da Luz Leite Fernandes
Coordenadora Administrativa: Francisca Célia Fonseca


ATENÇÃO COMUNIDADE ESCOLAR "ABEL COELHO"


Nesta sexta-feira 25/11/2011 acontece, em nossa escola, eleições diretas para diretor. Para esse processo democrático contamos com a participação de todos vocês (pais, alunos, professores e funcionários). Compareçam a escola das 7h30min às 17h e votem. Seu voto é muito importante. P A R T I C I P E.



PROJETO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
(CHAPA ÚNICA)

CHAPA 01 : “Com compromisso e determinação continuaremos juntos”

Diretor : Francisco José Alencar de Paiva
Vice- Diretora : Ady Gomes de Sousa Félix
Coordenadora Pedagógica: Maria Da Luz Leite Fernandes
Coordenadora Administrativa: Francisca Célia Fonseca



1- INTRODUÇÃO

A gestão democrática aponta perspectivas de democratizar as relações entre os diferentes segmentos de um estabelecimento de ensino. A participação é o principal meio par assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos.
O conceito de participação fundamenta-se no principio da autonomia, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos para a livre determinação de si próprios, opondo-se assim às formas autoritárias de tomada de decisão .
Segundo Libâneo (2007), existem dois sentido para a participação :
a) A de caráter mais interno, como meio de conquista da autonomia da escola, dos professores, dos alunos, constituindo prática formativa (...)
b) A de caráter mais externo, em que profissionais da escola , alunos e pais compartilham, institucionalmente, certos processos de tomada de decisão.
Sabemos que a autonomia da escola publica ainda não atingiu o grau ideal de realização, no entanto, compreendemos que alguns avanços importantes forma dados nesse sentido, haja vista o processo de eleição para os gestores em andamento.
Autonomia implica também responsabilidade e também comprometimento com as instituições que representam à comunidade ( conselhos de escola, associações de professores, de pais, grêmios estudantis, etc).
A luta pela gestão democrática representa uma conquista histórica para educadores e estudantes. Hoje se torna realidade tendo como amparo legal os artigos 20 da constituição federal, 135 da constituição estadual e 14 e 15 da Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional –LDB 9394/96. Foi instituída através do Ato governamental publicado no diário oficial da Estado em 15 de maio de 2003, sendo a comissão de Gestão democrática responsável pela elaboração do documento com base nos Fóruns Regional e Estadual realizados no ano de 2003 que norteará o processo de Eleição Direta para gestores escolares, através da Lei complementar 290 publicada no Diário Oficial do Estado nº 10.924 de 17 de fevereiro de 2005.


2- JUSTIFICATIVA

Como professores efetivos do quadro funcional do Estado, lotados na referida escola que encontra-se em processo das Eleições de seus gestores e cumprindo todas as exigências legais para sermos candidatos no pleito, passamos a justificar sucintamente a formação da nossa chapa.
Conhecedores da realidade da instituição, onde o processo de gestão democrática ainda encontra-se em construção, facilmente percebemos que a maioria dos colegas entendem a participação como algo que não diz respeito a sua prática ao seu fazer pedagógico.
Acreditando na capacidade e no potencial do quadro geral dos profissionais da instituição, lançamos o desafio de dar continuidade ao processo de gestão democrática, avaliando o que de positivo tenha sido feito e procurando melhorar possíveis falhas da atual gestão, bem como procurando motivar, uma vez que sem a participação de todos não pode haver gestão democrática


3 – OBJETIVOS


3-1 – Geral
A Gestão democrática da Escola Estadual Profº Abel Freire Coelho, será alicerçada no respeito mútuo, na integração e na busca de decisões tomadas coletivamente.

3-2 – Específicos.
• Promover a auto-estima da comunidade escolar
• Incentivar a participação de todos em decisões e avaliação do cumprimento de metas.
• Atuar no sentido do desenvolvimento humano e social tendo em vista, ser esta a função de uma instituição escolar


4- METAS

• Assessorar a equipe técnica e pedagógica no sentido de desenvolver um melhor acompanhamento aos professores, visando melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem.
• Buscar parcerias para o desenvolvimento de projetos como: arborização e jardinagem das dependências da escola.
• Organizar o estacionamento da escola como locais definidos para bicicletas , motocicletas e automóveis.
• Incentivar o interesse dos professores para trabalharem com projetos de cunho cientifico.
• Incentivar área de esportes, como sendo um integrante fundamental para a formação / integração do aluno na sociedade, aliando essa pratica ao desempenho em sala de aula.
• Reativação do Grêmio estudantil.
• Dar continuidade as feiras de ciências ( com caráter realmente científico), cultura e artes e demais festividades que sempre foram tradição na escola.
• Manter-se articulada com a família através de reuniões bimestrais e projetos.

4-1 Compete ao Diretor e Vice/Diretor

• Representar a escola no âmbito da SECD;
• Exercer a função de presidente da Unidade Executora da escola;
• Garantir e se responsabilizar pelo bom funcionamento da escola;
• Coordenar o desenvolvimento das atividades administrativas, pedagógicas e financeiras, ouvindo o Conselho de Escola e a unidade executora.
• Promover a articulação, participação e integração com a comunidade.
• Acompanhar o controle da freqüência do aluno, seu aproveitamento na aprendizagem.

4-2 Compete ao Coordenador Pedagógico*

• Coordenar as atividades relacionadas ao trabalho do professor e do estudante visando a promoção, a permanência e o sucesso do educando;
• Acompanhar a vida acadêmica do estudante, juntamente com apoio pedagógico da escola.
• Elaborar o planejamento e coordenar as atividades de apoio ao ensino.


4-2 Compete ao Coordenador Administrativo- Financeiro.*

• Coordenar as atividades relativas aos serviços gerais da escola;
• Exercer a função de tesoureiro da Unidade executora da escola;
• Viabilizar a elaboração, implementação e avaliação do Plano Anual de aplicação dos recurso, bem como garantir seu cumprimento
• Gerenciar os recursos da unidade escolar e acompanhar a elaboração das prestações de contas ao conselho de escola, à comunidade escolar , ao poder publico e quem desejar.


5- METODOLOGIA


O Projeto de Gestão buscará através da observância da Legislação vigente para o Ensino Médio, desenvolver ações integradas que proporcionem a concretização dos objetivos, atingindo assim o ponto fundamental: a relação harmoniosa ensino-aprendizagem.


6- AVALIAÇÃO

Ao término de cada semestre será realizada uma reunião com o Conselho Escolar para análise do trabalho desenvolvido, avaliando as metas alcançadas e traçando outras, no sentido de corrigir eventuais falhas.






sábado, 19 de novembro de 2011

FEIRA DE CIÊNCIA DAS DIREDs

Acontece hoje na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho a exposição dos projetos das 8h as 18h.

A feira tem como objetivo despertar nos alunos de ensino médio do semi-árido nordestino a curiosidade cientifica e realizar uma grande feira de ciências com no mínimo 100 projetos, nas mais diversas áreas do conhecimento, usando o método científico.

Esse projeto terá abrangência estadual atingindo todas as 77 escolas de ensino médio das 12a, 13a, 14a e 15a DIREDs (Diretorias Regionais de Educação do estado do Rio Grande do Norte) num total de 50 municípios (tabela 01) o que corresponde a mais de 29% dos 167 municípios do estado do rio Grande do Norte.

Patrocinam este Projeto: a CAPES, CNPq, Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia e Secretaria da Educação Básica.

VENHA E PARTICIPE.

Mais informação: www.cienciarn.com.br
Postagem: Jarlene Marques

VESTIBULAR 2012 UERN

COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR DIVULGA O EDITAL DO PSV 2012

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga o edital do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012), com oferta de 2.472 vagas nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As inscrições serão realizadas no período de 09 a 30 de dezembro, exclusivamente pela Internet e as provas serão aplicadas nos dias 04 e 05 de março de 2012.

Para realizar a inscrição, ao preencher o formulário on-line (que estará disponível a partir do dia 9/12), o candidato deverá concordar com as informações constantes no Edital e fornecer o número de seu CPF, condição exclusiva e obrigatória. As inscrições serão realizadas a partir das 9h do dia 09 de dezembro com prazo limite até às 23h59min do dia 30 de dezembro de 2011, observado o horário oficial local. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais).

De acordo com o Edital do PSV 2012, 0s candidatos que se enquadram no Sistema de Cotas, que reserva metade das vagas para os estudantes que estudaram integralmente na escola pública, devem entregar a documentação exigida no período de 09 a 13 de janeiro de 2012.

Já os candidatos com direito à isenção de 100% do pagamento da taxa de inscrição são os que comprovem:

a) Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e ter concluído no biênio 2009/2010;
b) Ser aluno do 3º ano do Ensino Médio de escola pública do Estado do Rio Grande do Norte, em 2011, tendo também cursado o 1º e 2º ano desse nível de ensino no referido Estado em escola pública;
c) Ter cursado todo o Ensino Médio em escola privada do Estado do Rio Grande do Norte e ter concluído no biênio 2009/2010, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nos três anos (1º, 2º e 3º) tenha sido igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar;
d) Ser aluno do 3º ano do Ensino Médio de escola privada do Estado do Rio Grande do Norte, em 2011, na condição de aluno bolsista, tendo também cursado o 1º e 2º ano desse nível de ensino no referido Estado nessa mesma condição, e o valor da bolsa nos três anos tenha sido igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar;
e) Ser doador de sangue e ter efetuado, no mínimo, 3 (três) doações sanguíneas convencionais para instituições públicas vinculadas à rede hospitalar do Estado do Rio Grande do Norte, no período de doze meses anteriores à data de publicação do Edital de abertura do PSV/2012.

Para saber mais informações sobre a isenção de 50% da taxa de inscrição, grupos de provas, documentação exigida e demais prazos, acesse o Edital.

EDITAL PSV 2012 (utilizar preferencialmente o navegador Internet Explorer)
Fonte: www.uern.br

Postagem: Jarlene Marques

domingo, 13 de novembro de 2011

I Englsh in Concert at abel Coelho School


Música para aprender inglês
Postado em 08/11/2011 às 23:15 horas por Cristiano Xavier na sessão Educação do Jornal Gazeta do Oeste.


Yes, we can sing! Para quem acha que estudante de escola pública não se interessa pelo inglês está enganado. Eles gostam, sim, principalmente de cantar em inglês.
O professor de inglês Ramilson Medeiros, da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, localizada no bairro Nova Betânia, fez uma atividade bem lúdica envolvendo música e língua inglesa.
Ele criou o English in Concert at Abel Coelho School, cujo objetivo era promover a fluência da língua inglesa através da música e estimular a música como facilitadora da aprendizagem da língua, levando em conta o comportamento do jovem.
A atividade foi um sucesso. Surgiram cantores aos montes. As turmas envolvidas foram as da 2ª série matutino. Munidos de instrumentos musicais, como violão, pandeiro e playback, os alunos escolheram a música, ensaiaram e apresentaram o espetáculo na sala de vídeo da escola. O English in concert teve início no dia 7, segunda-feira, e vai até o dia 11. "O aluno e apresentou. Eu achava que não iria ser tão bom como está sendo. Os alunos deram um show. A música incentiva. É uma ótima ferramenta para trabalhar a língua inglesa", diz o professor.
Durante o English in concert, os estudantes vibravam com as apresentações, chegando a cantar junto com os grupos e agitar as mãos, como se fosse em um show de verdade.
O grupo da aluna Andressa Jaiane, 17, escolheu a música Because of you, de Kelly Clarkson. Para ela, a apresentação foi boa. "Foi fácil cantar. A música nem foi rápida nem lenta. Assim foi mais fácil de aprender um pouco de inglês", ressalta.
A aluna Paula Tamiris, 18, ficou empolgada com a atividade. Para ela, os professores deveriam sempre trabalhar assim, pois facilita a aprendizagem. "Se todo professor fizesse algum projeto para melhorar a aprendizagem seria bom", diz.
Durante a apresentação, o professor estava atento a alguns critérios estabelecidos na proposta do English in concert, como pontualidade, criatividade, participação e fluência/oralidade.




Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/index.php?area=exibir_noticia&id=3221



Postagem: Jarlene Marques

ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETORES DE ESCOLAS

Secretaria de Estado da Educação promove Eleições Diretas para Diretores de Escolas

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) fortalece a democracia na rede de ensino e promove eleições diretas para diretores e vice-diretores no período de 4 a 30 de novembro deste ano.

As eleições acontecerão em 326 Escolas Estaduais abrangendo os municípios circunscritos às 16 Direds (Diretorias Regionais de Educação) e a todas as regiões do Rio Grande do Norte. "O processo democrático é muito importante para a nova gestão escolar. A representação dos alunos é algo positivo para o crescimento educacional da Escola, que tem que focar o ensino e a aprendizagem como sua meta principal", destacou a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho.

Com este processo de escolha de gestores pelo voto direto de professores, funcionários, alunos e pais de alunos, o Governo do Estado garante a continuidade e expansão da ação democrática na rede estadual de ensino, além de promover a abertura da Escola Pública para a participação efetiva da comunidade.

Têm direito a votar todos os alunos, a partir de 12 anos de idade, matriculados nas Escolas Estaduais que terão eleições diretas, além dos funcionários e professores do quadro do Estado que trabalham na Escola e o pai ou responsável por aluno (vota o pai ou a mãe, ou o responsável que assinou a matrícula).

O peso do voto é igual para todos. Para que sejam feitas eleições diretas, as escolas precisam ter acima de 100 alunos matriculados. Os diretores eleitos cumprirão um mandato de dois anos e terão direito a uma reeleição.

DIAS DE VOTAÇÃO

Para as 46 escolas circunscritas às Direds de Mossoró, Assú e Angicos, o pleito será em 25 de novembro.

Em nossa escola acontecerá das 7h30min às 17h.

COMISSÃO ELEITORAL
O processo democrático para escolha de gestores está sendo acompanhado pela Comissão Eleitoral composta por representantes da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), SINTE/RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), ANPAE/RN (Associação Nacional de Política e Administração da Educação) e APES/RN (Associação Potiguar de Estudantes Secundaristas), presidida pela professora Elizabeth Jácome, coordenadora dos órgãos regionais de Educação (CORE) da SEEC.



Postagem: Jarlene Marques

terça-feira, 25 de outubro de 2011

APRENDENDO INGLÊS ATRAVÉS DA MÚSICA


Prof. Ramilson
Séries: 2ª (A, B, C, D, E e F)


Objetivos:
• Trabalhar em sala de aula com a música como facilitadora no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (inglês), levando-se em consideração sua influência sobre o comportamento dos jovens.
• Promover a fluência, por meio da oralidade, da língua inglesa.

Project Stages
1º) Divisão dos grupos em sala de aula (cada grupo entre 6 e 8 alunos)
2ª) Depois de formado, o grupo deverá escolher um gênero musical e, em consenso com maioria escolher, a música.
3º) Escolher um nome, em inglês, para o grupo.
4ª) Escolhida a música, o grupo deverá ensaiar a letra para posteriormente apresentá-la em sala de aula aos demais alunos e professor.
Sugestões de apresentação: com algum instrumento musical, playback, coral, dramatização, etc.Vale a criatividade.
5ª) No dia da apresentação, cada grupo deverá entregar uma cópia da letra da música para cada aluno e ao professor em sua respectiva turma.

Critérios para Avaliação:
• Pontualidade (2,0)
• Criatividade (2,0)
• Participação (2,0)
• Fluência/ oralidade (4,0)
TOTAL: 10,0 pontos

Obs: Embora o trabalho seja em grupo, a nota é individual. Todos terão que participar.
Data da apresentação: ____/_____/2011 (De 7 a 11 de novembro)
Nome do Grupo: ___________________________

1. _________________________________
2. _________________________________
3. _________________________________
4. _________________________________
5. _________________________________
6. _________________________________
7. _________________________________
8. _________________________________

Postagem: Jarlene Marques

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PARA REFLETIR...




A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES

O ano é 2.020 d.C. - ou seja, daqui a nove anos - e uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:

– Vovô, por que o mundo está acabando?

A calma da pergunta revela a inocência da alma infante. E no mesmo tom vem a resposta:

– Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.

– Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?

O velho responde, então, que professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.

– Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?

– Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos.

– E como foi que eles desapareceram, vovô?

– Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa.

Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos. Estes foram ensinados a dizer “eu estou pagando e você tem que me ensinar”, ou “para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você” ou ainda “meu pai me dá mais de mesada do que você ganha”. Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo “gerenciar a relação com o aluno”. Os professores eram vítimas da violência – física, verbal e moral – que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo.

Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. “Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular”, diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular. Lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de ideias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas. Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério.

Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas “bem sucedidas” eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, artistas de novelas da televisão – enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.

O texto acima circula na internet desde 2009. Mas como ele se mantém atualíssimo, vale repassá-lo. Trata-se apenas de uma opinião de um autor desconhecido.


''As palavras não dizem tudo quanto é preciso. Diriam, mais, talvez, se fossem asas'' . José Saramago

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PARABÉNS, PROFESSOR (A)!


Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

Postagem: Jarlene Marques

domingo, 11 de setembro de 2011

PROFUNCIONÁRIO 2


A Escola Estadual Prof. "Abel Freire Coelho", parabeniza as funcionárias, Aparecida, Andreska, Elizabeth, Leni, Rita Laura e Valéria, pela formatura do Profuncionário que se realizou neste último sábado 10/09.

Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje nesta formatura vocês provaram ser parte dessas pessoas.
Parabéns pela formatura!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROFUNCIONÁRIO




















Parabenizamos as funcionárias desta Escola pela formatura do Curso Profuncionário que se realizará no dia 10/09/ás 18:00h na quadra do Colégio Pequeno Princípe.


O Profuncionário é um programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto para a carreira. O Decreto 7.415 de 30 de dezembro de 2010 institui a política nacional de formação dos profissionais da educação básica e dispõe sobre a formação inicial em serviço dos funcionários da escola. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionado pelo Profuncionário.


























segunda-feira, 22 de agosto de 2011

VAMOS FESTEJAR A VIDA!?

Inspirados no poeta FERNANDO PESSOA, parabenizamos todos os colegas e colegas que aniversariam neste mês de agosto.

Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

Fernando Pessoa






09 - FRANCISCO JOSÉ e ZENILSON


12 - GILSON e ZENILMA

23 - MAÍLA MARQUES

27 - ANA RITA, ELIEZO e MAELI


29 - RAMILSON




quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONVOCAÇÃO

A direção da Escola Estadual Prof. "Abel Freire Coelho", convoca os alunos do Ensino Médio Integrado, abaixo relacionados a comparecer a Secretaria deste Estabelecimento de Ensino para regularizar pendências relacionada a Disciplina Prática Profissional.


Nº ALUNO ANO DE CONCLUSÃO


01 Amanda Carla de Sousa Costa 2009


02 Antonia Audilene Pereira Lopes 2009


03 Armisson Allano Targino Silva 2010


04 Francisco Barreto Neto 2010


05 Hudson Paulineli da Silva 2009


06 Jessica Denize Oliveira Silva 2009


07 Jordana Fabrielle And. de Lima Gurgel 2009


08 Pollyana Alves Viana da Silva 2009


09 Rafaela de Aquino Negreiros 2009


10 Samara Eliziane Freire da Silva 2009




Mossoró-RN, 17/08/2011


À Direção

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ESTUDANTE, PARABÉNS!





SER ESTUDANTE
Marina da Silva


Se quiseres ser um verdadeiro estudante
Não aprenda só o superficial,
Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.
Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!
Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.
Procura na escola o que deseja para tua vida,
Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão.
Se não tens teto, cobre-te de saber,
De vontade, de garra.
Se tens frio, se tens fome,
Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.
Se te faltar coragem,
Não tenha vergonha de pedir ajuda.
Certamente haverá alguém para te estender a mão.
Sê leal, fraterno, amigo, forte!
Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.
Pois tu, jovem estudante,
tens que assumir o comando do teu país.
Respeita para ser respeito.
Valoriza para ser valorizado.
Espalha amor para seres amado.
Não tenhas medo de fazer perguntas:
toda a resposta terá sentido.
Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.
Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te).
Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção,
a falta de limites, o abuso de poder,
Pensa na existência de tudo o que te cerca.
Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
Não faça do teu colega, uma escada para subir.
Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.

DESCASO COM A EDUCAÇÃO



Um grupo composto por cerca de 30 alunos foi até a sede da 12ª DIRED cobrar providências ao estado - Postado em 03/08/2011 às 10:39 horas por Bruno Soares na sessão Mossoró - Jornal Gazeta do Oeste

Um grupo de estudantes da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho foi na manhã de hoje até a sede da 12ª Diretoria Regional de Educação Cultura e Desporto (DIRED) em Mossoró para cobrar providências referentes à falta de professores. Segundo os estudantes, a situação vem se agravando a cada ano e os prejuízos recaem, principalmente, sobre eles.

Segundo o aluno Wanderson Lucas do último ano do curso técnico em Secretariado, a situação é muito grave. Ele explica que o curso foi apresentado aos alunos com uma excelente proposta de formação para o mercado de trabalho, mas a falta de professores vem comprometendo seriamente o processo de capacitação.

Wanderson relata que desde o início, o curso não conta com todos os professores. “Neste ano, novamente prometeram que teríamos professores, mas nada mudou e estamos sendo prejudicados, por isso estamos aqui para cobrar providências”, acrescentou.

De acordo com Thais Gomes o descaso é tanto que no ano passado os professores de algumas disciplinas chegaram no mês de novembro e em janeiro deste ano concluíram a carga horária. “Vamos terminar o curso sem ter visto o conteúdo que deveria ter visto durante o curso”, ressaltou.

Outro problema apontado pelos estudantes é em relação à solução para o déficit de professores. “No ano passado quando chegou o fim do ano e estávamos sem professor da disciplina de contabilidade e a solução encontrada para ‘tapar o buraco’ foi passar um filme e nos pediram um relatório sobre esse filme e todos os alunos alcançaram nota 10. E o que foi que aprendemos da disciplina de contabilidade vendo um filme? Queremos que isso mude”, desabafou a estudante Victória Viviane Nóbrega, 18.

Os estudantes aguardavam a presença da professora Magali Delfino, diretora da DIRED para cobrar as providências. Em contato com a GAZETA DO OESTE , ela disse que o problema é do governo anterior e que as providências já estão sendo providenciadas.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PROJETO BIOCELULAR








CÉLULA ANIMAL, CÉLULA VEGETAL E CÉLULA BACTERIANA

TEMA: AS CÉLULAS E SUAS ESTRUTURAS
PROF. RITA DE CÁSSIA B. FONSÊCA
PÚBLICO: Alunos dos 1ºs anos A, B, C, D e E do turno matutino.

OBJETIVOS: O trabalho visa integrar teoria e prática, visto que, o aluno além de pesquisar temas relacionados à Citologia, ele irá confeccionar modelos celulares de tipos variados (Célula eucariótica Animal, Eucariótica Vegetal e Procariótica Bacteriana).
Despertar no aluno o interesse pela pesquisa e sua capacidade de resumir textos.
Possibilitar ao aluno demonstrar sua capacidade de se apresentar diante de público, visto que, ele fará a defesa de seu trabalho.

ORGANELAS CELULARES
a) Envoltórios celulares
*Membrana plasmática
*Parede celular
b)Retículo endoplasmático
*Liso ou agranular
*Rugoso ou granular
c) Ribossomos
d) Lisossomos
e) Complexo de Golgi, dictiossomo ou golgiossomo
f) Plastos (Cloroplastos, Leucoplaspos)
g) Mitocôndrias
h) Hialoplasma, citoplasmática ou matriz citoplasmatica
i) Núcleo
j) Nucléolo
l) Flagelos
m) Peroxissomos

PROCEDIMENTOS:
1. A turma será dividida em grupos;
2. Cada grupo falará em seu trabalho de um modelo celular específico que será escolhido por sorteio;
3. O trabalho consta de três partes:
3.1. Na primeira parte o grupo deverá realizar a pesquisa sobre o assunto sorteado em livros, revistas, internet (Google Acadêmico), etc.
3.2. Na segunda parte, o grupo irá confeccionar um modelo celular referente ao assunto pesquisado. Para isso, irá receber orientação sobre diferentes modelos que podem ser realizados, porém ficará a critério de cada grupo escolher qualquer tipo de material para a realização do seu trabalho;
3.3. Na terceira parte os alunos farão a apresentação de seu trabalho para a professora e demais colegas de classe, onde, na oportunidade, mostrará seu modelo celular, bem como, explicarão detalhadamente o funcionamento de cada organela na célula.

CONCLUSÃO
O aluno será avaliado de acordo com seu interesse, desempenho na realização da pesquisa, bem como, na hora da apresentação será observado os critérios: segurança, capacidade de envolver e também o seu modelo celular.

Nota:
Pesquisa: 2,0 + Modelo celular: 4,0 + Apresentação: 4,0 = 10,0

OBS: Todo conteúdo a ser pesquisado poderá ser encontrado em qualquer livro de Biologia do 1º ano ou volume único, no capítulo de Citologia, bem como, o assunto pode ser PESQUISADO na internet.

*De cada organela deverá ser destacada a sua origem, composição química e sua função.

Postagem: Jarlene Marques


quarta-feira, 20 de julho de 2011

FIM DA GREVE

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (20/07), os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino, decidiram acabar a greve. Dessa forma, informamos que as atividades, em nossa escola, serão retomadas a partir de amanhã (21/07).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"APRENDENDO A LIDAR COM SUAS FINANÇAS"






Realizou-se na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho no período de 09 e 10 de junho, o Curso "Gestão de Finanças Pessoais", promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
'Aprendendo a Lidar Com Suas Finanças' aborda o uso consciente do dinheiro, a elaboração de orçamento mensal, o ato de fazer economia e economizar, o planejamento de gastos, as possíveis soluções para o descontrole financeiro e, por fim, como abordar junto aos filhos a importância do dinheiro, da consciência financeira desde a infância, dando noção de que as decisões de hoje refletirão no futuro.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ENEM - INSCRIÇÕES



Caros alunos estamos na reta final da INSCRIÇÃO para o ENEM. Fiquem atentos; o prazo se encerra amanhã (10/06/2011).



O INEP da nossa escola é: 24002330.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ESTAMOS EM GREVE, POR QUÊ?


ESSE VÍDEO RESPONDE?!

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO 2012


ATENÇÃO, CAROS PROFESSORES!


A Direção da Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho, convoca todos os professores para escolha do LIVRO DIDÁTICO do ENSINO MÉDIO/2012.

LOCAL: Nossa escola

DIA: 31/05/2011 - Terça-feira

HORÁRIO: 19h


Contamos com a participação de TODOS e TODAS.

Maiores informações:http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico

Postagem: Jarlene Marques

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ANIVERSARIANTES DE ABRIL


07 - EDILÚCIA
09 - IZAQUE
13 - MARIA AÍDA
14 - EDILBERTO
23 - IZABEL
23 - MARIA LUCI
25 - VERA VALE
Postagem: Jarlene Marques

segunda-feira, 14 de março de 2011

MULHER


8 DE MARÇO É DA MULHER

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no c inteiro como homenagem as mulheres.
Postagem: Jarlene Marques

sábado, 12 de março de 2011

ANIVERSARIANTES DE MARÇO


"META a gente busca,
CAMINHO a gente acha,
DESAFIO a gente enfrenta,
VIDA a gente inventa,
SAUDADE a gente mata,
SONHO... a gente realiza!!!"

F E L I C I D A D E S ! ! !
Postagem: Jarlene Marques

domingo, 13 de fevereiro de 2011

MENSAGEM DA PRESIDENTA



Pronunciamento à nação da Presidenta da República, Dilma Rousseff, em cadeia nacional de rádio e TV
Brasília-DF, 10 de fevereiro de 2011


Queridas brasileiras e queridos brasileiros,
Nossos jovens estão de volta às aulas. A abertura do ano escolar é sempre uma festa de alegria, de fé e de esperança. É com esse sentimento que saúdo os estudantes, seus pais e, muito especialmente, todos os professores brasileiros.
Estou aqui para reafirmar o meu compromisso com a melhoria da educação e convocar todos os brasileiros e brasileiras para lutarmos juntos por uma educação de qualidade. Vivemos um momento especial de nossa história. O Brasil se eleva, com vigor, a um novo patamar de nação. Temos, portanto, as condições e uma imensa necessidade de darmos um grande salto na qualidade do nosso ensino. Um desafio que só será vencido se governo e sociedade se unirem de fato nesta luta, com toda a força, coragem e convicção.
Nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a Educação. Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para superarmos a pobreza e a miséria. Nenhum espaço pode realizar melhor o presente e projetar com mais esperança o futuro do que uma sala de aula bem equipada, onde professores possam ensinar bem, e alunos possam aprender cada vez melhor. É neste caminho que temos que seguir avançando com passos largos.
É hora de investir ainda mais na formação e remuneração de professores, de ampliar o número de creches e pré-escolas em todo o país, de criar condições de estudo e permanência na escola, para superar a evasão e a repetência. E, muito especialmente, acabar com essa trágica ilusão de ver aluno passar de ano sem aprender quase nada.
É hora de fazer mais escolas técnicas, de ampliar os cursos profissionalizantes, de melhorar o ensino médio, as universidades e aprimorar os centros científicos e tecnológicos de nível superior. É hora de acelerar a inclusão digital, pois a juventude brasileira precisa incorporar, ainda mais rapidamente, os novos modos de pensar, informar e produzir que hoje se espalham por todo o Planeta. Em suma, esta é a grande hora da Educação brasileira. Isso só será possível se cada pai, cada aluno, cada professor, cada prefeito, cada governador, cada empresário, cada trabalhador tomar para si a tarefa de acompanhar, discutir, cobrar, propor e construir novos caminhos para a nossa Educação. Como Presidenta, como mãe e avó, darei tudo de mim para liderar esse grande movimento.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros,
Pouco mais de um mês depois de assumir a Presidência, tenho algumas coisas a anunciar na Educação. Vamos lançar, ainda neste trimestre, o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica, o Pronatec, que, entre outras vantagens, levará ao ensino técnico a bem-sucedida experiência do ProUni.
Estamos também acelerando a implantação do Plano Nacional de Banda Larga, não só para que todas as escolas públicas tenham acesso à internet como, também, para que, no médio e longo prazos, a população pobre possa ter internet em sua casa ou no seu pequeno negócio a preço compatível com sua renda.
Informo, também, que o governo está tomando medidas para corrigir e evitar falhas no Enem e no Sisu, pois é fundamental aperfeiçoar e aumentar a credibilidade destes instrumentos, que são muito importantes na avaliação do aluno e da escola e, portanto, na melhoria da qualidade do ensino.
Para concluir, reafirmo que a luta mais obstinada do meu governo será o combate à miséria. Isso significa fortalecer a economia, ampliar o emprego e aperfeiçoar as políticas sociais. Isso significa, em especial, melhorar a qualidade do ensino, pois ninguém sai da pobreza se não tiver acesso a uma educação gratuita, contínua e de qualidade. Nenhum país, igualmente, poderá se desenvolver sem educar bem os seus jovens e capacitá-los plenamente para o emprego e para as novas necessidades criadas pela sociedade do conhecimento.
País rico é país sem pobreza. Este será o lema de arrancada do meu governo. Ele está aí para alertar permanentemente a nós, do governo, e a todos os setores da sociedade, que só realizaremos o destino de grandeza do Brasil quando acabarmos com a miséria.
Sem dúvida, essa é uma tarefa para toda uma geração. Mas nós temos determinação para realizar a parte importante que falta, para que a única fome neste país seja a fome do saber, a fome de grandeza, a fome de solidariedade e de igualdade. E para que todos os brasileiros possam fazer da educação a grande ferramenta de construção do seu sonho.
Muito obrigada e boa noite.
Postagem: Jarlene Marques

SEMANA PEDAGÓGICA


No período de 09 a 11/02/2011 estivemos reunidos para SEMANA PEDAGÓGICA com a seguinte programação:

1º Dia - Reunião Administrativa
1º Momento: Abertura/reflexão
2º Momento: Avaliação das atividades desenvolvidas em 2010.
3º Momento: Distribuição da carga horária.
4º Momento: Como recepcionar nosso aluno.

2º Dia - Reunião Pedagógica
1º Momento: Técnica de sensibiblização.
2º Momento: Informes sobre as implicações das avaliações externas.
3º Momento: Estudo em grupo do PPP.
4º Momento: Informes sobre a inclusão.

3º Dia - Reunião Pedagógica
1º Momento: Planejamento anual (da escola)
2º Momento: Apresentação da aula interdisciplinar
3º Momento: Falar sobre os projetos.
4º Momento: Encaminhamentos dos projetos para 2011.

Postagem: Jarlene Marques

sábado, 5 de fevereiro de 2011

ESSES SÃO FERAS!




PARABÉNS a todos os nossos alunos que conseguiram ingressar na universidade. Essa vitória é fruto do esforço e dedicação de vocês e do trabalho sério, comprometido com o ensino de qualidade marca registrada do ABEL COELHO.

VEJA A RELAÇÃO:

DIREITO
Haniel Ferreira Nunes
CIÊNCIAS SOCIAIS
José Wanderley Pereira Segundo
ADMINISTRAÇÃO
Higor Victor da Silva Nolasco
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Alana Karen Fernandes Pereira
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Alandenilson da Silva
Wilmara Fernandes da Silva
Kaiure Pereira de França
Kelly Lorama Ferdandes Pereira
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Ariane Mirela Pereira da Silva
FISIOTERAPIA
Sóstenes das Chagas C. Jr.
GEOGRAFIA
Gleyson Henrique L. Ferreira
Karina Maia Paiva
LETRAS
Bruna Gabrieli Morais da Silva
Nayara Silva da Costa
PEDAGOGIA
Ana Raquel da Silva Saraiva
Verônica Yasmim Santiago de Lima
Tércia Morgana S. Almeida
Postagem: Jarlene Marques

SEMANA PEDAGÓGICA


ATENÇÃO, CAROS COLEGAS!
A DIREÇÃO informa sobre a semana pedagógica/2011:

07/02 - abertura as 19 horas no Hotel Vila Oeste.
08/02 - manhã e tarde também no Hotel Vila Oeste.
Esses dois dias serão somente para direção, coordenações e supervisão em virtude do espaço ser pequeno.

Semana pedagógica no Abel Coelho:
09- 10 - 11/02 ( quarta, quinta e sexta) às 19 horas.

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!

ATÉ LÁ!


Postagem: Jarlene Marques

ANIVERSARIANTES DE FEVEREIRO


Postagem: Jarlene Marques

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ANIVERSARIANTES DE JANEIRO

Postagem: Jarlene Marques